6 de dezembro de 2013

Carta ao Meu Filho Sobre o Madiba

Meu querido JB,
Hoje a Terra perdeu um grande Homem mas o Céu ganhou uma estrelinha muito brilhante!
Hoje tu não entendes mas um dia quero que saibas que um senhor chamado Nelson Mandela existiu!
Foi um homem especial cuja luta foi por toda a humanidade – contra o Apartheid (uma coisa muito feia que alguns homens fizeram), a favor da verdadeira democracia com solidariedade, educação, sem fome, em resumo uma luta pelos direitos humanos. Ele foi sempre a favor da integração e união e contra o separatismo, racismo ou violência.
Os Homens muitas vezes são maus uns para os outros, alguns foram maus para este senhor, mas ele dedicou a vida inteira dele a demonstrar ao mundo que não é com guerras, ódios e vinganças que se vencem as adversidades e as diferenças. Ele ensinou-os que só com o Amor podemos fazer coisas melhores e maiores. Ele esteve preso 27 anos e quando saiu quis ser amigo dos senhores que o prenderam para trabalharem em conjunto de forma a poderem ter um melhor país, um melhor mundo, uma melhor vida para todos (inclusive para os bebés como tu que nasceram depois). Ele aproveitou enquanto esteve preso para ler, estudar e aprender a como ser e a fazer melhor as coisas.
Mandela foi um homem cuja adversidade não lhe inverteu o carácter, mais bem lhe deu mais força, demonstrando com as suas acções mais congruência para liderar com os seus ideais.
As pessoas que lhe tinham carinho chamavam lhe Madiba e alguns chamavam-lhe Tata - que quer dizer pai, pai da nação que é a África do Sul - onde a mamã também já viveu e guarda bonitas recordações (um dia conto te tudo!)

Ontem 5/12/2013 ele faleceu. Já estava velhinho. Mas o Mundo inteiro hoje fala nele pela sua luta, o seu exemplo, os seus feitos. Foi um líder! … e a Vida para ti e para os teus amiguinhos hoje e sempre felizmente será um bocadinho mais justa e bonita porque este senhor existiu.
A mamã até já ficou com a lagrimeta no olho (não é difícil também!!!) de tantas coisas tão bonitas, tanto respeito, tantos agradecimentos que se ouve na rádio, nos jornais, no facebook, na televisão sobre e para o Nelson Mandela.
Sabes uma coisa engraçada: existe um dia que é o dia do Nelson Mandela. Não é feriado! É de celebração mas não é de descanso propositadamente. Para incentivar as pessoas a trabalharem pelos seus ideais, por um mundo melhor.
Ouvi hoje uma história muito interessante também, o presidente de Timor, antes de ser presidente de Timor, foi à África do Sul e disse que queria vê-lo, que não saia da África do Sul sem o conhecer. Ele não estava disponível porque tinha tido uma intervenção cirúrgica... mas no dia seguinte recebeu-o no quarto, recém operado e disse lhe que era melhor despacharem-se porque ele tinha de ir para o país dele onde muita gente precisava dele e do trabalho dele... Um dia vais entender que essa capacidade de serviço e foco na missão são fundamentais para termos verdadeiros líderes numa nação e também para sermos capazes de realizar os nossos sonhos!
Um dia a mamã explicar te à melhor!
Para já terás na tua biblioteca, à espera que entendas, um bocadinho da história dele para que te inspire a que a tua vida também faça sentido. Tal como ele dizia:
« O que conta na vida não é o simples facto de termos vivido. É a diferença que nós fizermos na vida dos outros que determina o significado da vida que levamos» » Nelson Mandela (18 Julho 1918 – 5 Dezembro 2013)












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares