9 de setembro de 2013

Viajar de Avião com um Bebé

Yes!!!...
De novo repito que estou mesmo a precisar de uns dias away away away....
As malas já estão arejadas e prontas para serem fechadas.
4ª feira vamos a mais uma temporada nas Terras do Uncle Sam mas desta vez mais para sul.
Mais calor, mais praia, piscina, muita natureza e novos lugares para conhecer. Na mesma: pessoas que amamos.
Já levo na mala a receita de mojitos caseiros, ansiosa estou pelos aperitivos deliciosos daqueles lados (nada bom para a dieta mas não lhe vamos ligar nenhuma tal como costume)... também levo algum trabalho (para variar!!!!) mas a vontade de uns dias pelo meio de dolce fare niente está já empacotada e desta vez é mesmo muito espaçosa :))))))))))))))))

Verdade seja dita que estou um pouco ansiosa com esta viagem. Mesmo sendo a terceira de longo curso do JB, ele era mesmo bebé de colo nas anteriores para além de que foram voos diretos... desta vez faremos escala em Manchester... representa também pelo menos mais 5h entre voo e ligação. A Ti também vai, ou seja o trio maravilha depois dará noticias :)))))))))

Dicas para viajar de avião com bebés?

1ª tranquilidade dos acompanhantes do bebé :)))))))))) até termina sendo muito divertido

2º levar a comida do bebé e contar com possíveis atrasos nos voos ou nas ligações (pelo menos 1 refeição extra e umas bolachinhas, cereais, fruta em pedaços... snacks para o bebé) - nos aeroportos deixam entrar qualquer alimento ou liquido se é para o bebé - na pior das hipóteses obrigam nos a provar à frente deles, o que é normal! Fraldas de pano e/ou toalhetes são fundamentais! Alguns voos de longo curso têm baby meal (até aos 2 anos) mas tem de ser pedido com antecedência, assim como outros tem child meal (normalmente dos 2 aos 11 anos) mas também tem de ser feito o pedido com antecedência.

3º se o bebé não usar chupeta ou não estiver já a ser amamentado levar um biberão para que na hora de levantar voo e aterrar ele esteja a chuchar alguma coisa - importante para não sofrerem com a pressão nos ouvidos. Até hoje o JB não teve problemas tendo apenas este cuidado. Na 1ª viagem ainda estava a ser amamentado por mim e da última dei lhe o biberão e a chupeta.

4ª levar roupa quentinha para a viagem - principalmente se for de longo curso, quando o avião estabiliza a temperatura do avião é sempre baixa. Nas últimas viagens levei babygrows/pijamas, nesta provavelmente será um fato de treino - já está um homenzito o rapaz! :)))) Mas é importante que seja em camadas a roupa porque depois nos aeroportos pode estar calor: t-shirt e casaquinho por exemplo. Sempre sempre roupa confortável. Não esquecer uma mantinha também. Na última viagem eu já usei também a do avião. Na primeira era muito pequenino apenas usei as dele (levei 2).

5ª não só os sapatos do bebé devem ser muito confortáveis para a viagem como devem sempre levar um par de meias para que no avião ainda fiquem mais confortáveis e possam assim descalçar os sapatos.

6ª o bebé quando já é andante também precisa de se movimentar por isso umas caminhadas pelos corredores não só os acalma, gastam energia como também é bom para eles (aqui reside o meu receio... que o JB queira demasiadas vezes dar passeios pelos corredores :))))))

7ª acompanhantes do bebé: roupa muito confortável e sapatos mais ainda... precaverem-se com roupa extra para vocês é uma boa ideia... é mesmo muito fácil que terminemos a meio da viagem com nódoas, muita baba e mais outras muitas coisas por cima.

8ª recordar levar algum brinquedo, livro, coisas que os distraiam mas de preferencia que não faça muito barulho (para reduzir o incomodo aos vizinhos). No tablet ou smart phone ter já preparados alguns jogos para bebés é uma boa ideia... entre umas coisas e outras o tempo vai passando.

9ª até aos 10kg/22lbs peçam na hora do check in (idealmente na reserva do bilhete) a alcofa - dá mesmo muito jeito para eles dormirem e nós termos uns momentos de relax - desta vez já não teremos :( o JB há muito que pesa mais. Os bebés até aos 2 anos não ocupam lugar - não pagam bilhete apenas as taxas de aeroporto, eles vão no nosso colo e nesta alcofa, salvo se quiserem levar a cadeira de auto: aí tem de ser reservado com antecedência um lugar e pago o bilhete do mesmo (bilhete de criança claro!)

10ª para mudar a fralda as casa de banho do avião tem a mesa mas nunca nunca a usem se o avião não estiver estável. Se já lá estiverem e surgirem poças de ar, não importa como esteja o bebé saiam e sentem se com ele - foi talvez o único susto que apanhei num dos voos em que estava sozinha com o JB. Se necessário troquem-no mesmo no vosso banco. As pessoas não só são tolerantes como até colaboram!
DESCONTRAÇÃO é fundamental. Ninguém está à espera que a criança se comporte como um boneco de cera ou que os pais saibam sempre exatamente a melhor forma de atuar - se não fosse assim de que nos iriamos rir mais tarde?
Se necessário peçam ajuda às hospedeiras - a minha experiência é que são super atenciosas e disponíveis para ajudar.

JB com 2 meses 

JB com 2 meses

JB com 3 meses 

JB com 8 meses



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares