28 de maio de 2013

Dia Internacional do Brincar: e o Prémio Vai Para......


Que dia bom o de hoje!
Achei curioso e fui à procura de como surgiu este dia. Vejam:

«O World Play Day (Dia Internacional do Brincar) foi criado na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa da presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim. Em 2001, numa reunião do Board da ITLA em Florença, definiu-se a data - 28 de Maio: o “World Play Day” coincide assim com o dia de aniversário da ITLA.

Visão para o Dia Internacional do Brincar
“O que eu prevejo não é um evento ou série de eventos, nem nada que envolva preparativos dispendiosos (ou presentes caros). A essência do Brincar é infantil. É o que todas as crianças fazem naturalmente. O “Dia Internacional do Brincar” deve ser um dia de atenção total ao outro, entre gerações. Um dia no qual as crianças e os adultos fazem o que querem. Um dia relaxante, que enfatiza as relações interpessoais. Não é preciso parar o mundo por um dia. Nós brincamos e jogamos na nossa casa, escola ou local de trabalho. Talvez esteja a descrever uma atitude e não uma atividade. Um dia divertido, que estimula a interação entre adultos e crianças, promovendo o crescimento saudável de ambos. Se todos conseguirmos fazer isto, todos os anos no mesmo dia, em diferentes partes do mundo, teremos o Dia Internacional do Brincar”.
Freda Kim*»

Tradução livre do original que pode ser consultado no site da ITLA.

O dia tem uma música e tudo.... OUÇAM AQUI

A mensagem deste ano é «Permite que uma criança brinque HOJE. Observa uma criança a brincar HOJE. Brinca com uma criança HOJE. Nós queremos que as nossas crianças cresçam bem ajustadas, bem educadas, que venham a ser pessoas úteis e felizes; mas como podemos garantir que isto aconteça… Pense quanto tempo por dia dedica a 100% a sua atenção a uma criança. Como são as primeiras relações humanas de cada criança? Quanto exercício duro faz ela todos os dias? E depois pergunta-te quanto tempo cada criança perde a ver televisão, a ver vídeos e a jogar no computador, ou mesmo a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Depois pergunta te quanto tempo uma criança passa em contacto próximo com um adulto que a abrace e mime, que mostre interesse intenso e genuíno no que ela está a fazer e fale com ela? Tu vais descobrir sem dúvida que as crianças passam mais tempo com máquinas do que com seres humanos. No entanto são os seres humanos que a podem ajudar a construir relacionamentos, a converter-se e a ser uma pessoa feliz. Estamos a viver numa era de «excesso de informação». Informação não é boa para nós se não soubermos como usa-la e partilha-la. Se uma criança é incapaz de se relacionar e conversar com outros seres humanos, ele não será uma pessoa útil e feliz. Em outras palavras, as experiencias on-line não substituem as experiencias off-line. Se ela aprender a comunicar as suas ideias através da palavra falada e a perceber e reconhecer os seus sentimentos nas relações humanas, ela terá as bases para usar qualquer tecnologia que tenha ao seu alcance para aprender rapidamente o que seja.

Uma das coisas mais importante sobre brincar é colocar-nos em contacto com outro ser humano. De forma a dar às nossas crianças a oportunidade de um desenvolvimento saudável mental, físico, emocional e educacional i.e. para lhes dar as bases para uma vida satisfatória e feliz, devemos deixar que elas o façam da forma que lhes é mais natural; e isso é a BRINCAR. Mais importante ainda, a brincar com outras pessoas principalmente com a família.
A razão para promover o Dia Internacional de Brincar é para enfatizar a importância de brincar em todas as nossas vidas particularmente na vida das nossas crianças. As crianças aprendem a falar a brincar, elas aprendem a fazer amigos a brincar, elas fazem exercício a brincar; elas também adquirem as competências básicas para a educação formal tais como a concentração, a imaginação, a auto expressão e a retenção de factos úteis. Deixa que a criança brinque no dia-a-dia e assegura o seu feliz, útil e saudável futuro.»

Freda Kim, M.B.E., Ph.D.
World Play Day Coordinator



Para brincar não é preciso brinquedos mas com brinquedos brinca-se mais.
...e os nossos brinquedos eleitos para este ano são.... os companheiros para miúdos que abrem o baú das memória dos graúdos. Portanto o «prémio» vai para....



Claro!! Saguim & Rato cada vez mais criativos e cada vez mais originais.






O Dia Internacional do Brincar festeja-se já pelo mundo inteiro:

Espanha

França

México

Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares