19 de abril de 2013

Moana: uma Força da Natureza

Moana em landim, dialecto Moçambicano da zona onde viveu a minha família há muitos anos atrás, significa Senhora. Era pelas mil histórias que desde pequena ouço o nome pelo qual os empregados da fazenda e da casa a chamavam e depois foi o nome pelo qual sempre ouvi o meu avó e alguns amigos próximos chamar a minha avó - a Rosita!
Acabo de chegar de uma visitinha rápida. Continua internada ainda que «bem».
- Olá avó! Está a falar sozinha?
- Às vezes é preciso! Mas estava mesmo era a falar com Deus. Estava a dizer-lhe que não me mande para cá nenhum mensageiro dele porque eu não posso ir agora. Tenho muito que fazer ainda...
- Então já leu tudo? (1 livro e 6 diferentes revistas da semana - actualidade, novelas e saúde são os temas de maior interesse para ela)
- As revistas já lhes dei a volta pelo menos 2 vezes e o livro é para ir lendo. Estou a aprender muitas coisas. Olha, eu nunca fui académica, a Vida não me deu essa oportunidade, mas se tivesse sido tinha sido igualzinha à Margareth Thatcher. Isto é que foi uma mulher de força. Já li várias vezes sobre ela porque até ela me está a dar força para eu sair daqui depressa.
O menino?
- Está bem! Está reguila!
- Farto-me de olhar para a fotografia que me trouxeste mas nela ele não se mexe... tenho de sair daqui boa porque a tua mãe precisa de mim que ele deve estar reguila!
Já agora quantas dúzias vendes te?
- Esta semana 10. Está contente?
- Estou mas continua. Agradece-lhes e diz-lhes que se eu deixar de ter ajudamos as vizinhas e levas os delas!
- (sem palavras!) :)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

É única esta minha avó!
Uma Força indescritível!
Uma fragilidade física misturada por uma fortaleza de espírito e uma fé inabalável...
Uma mulher que perdeu 3 filhos, que já teve «tudo» e já teve «nada», viveu em África, no Brasil, perdeu o grande Amor da vida dela, e continua a encontrar razões para viver e lutar...
Não teve (tem) no percurso só admiradores mas ainda bem! É sinónimo também da relevância da sua vida e espírito.
É um privilégio!
É um exemplo!
Que Deus a ouça e as Thatchers que ela escolher a continuem a ajudar!



... e já agora Bom Fim de Semana! Estar com a minha avó hoje fez apetecer-me um fim de semana assim... em total desapego! Vou pelo menos tentar... é que parece mesmo mais fácil do que é!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares