22 de abril de 2013

Dia da Terra

Venho de um fim de semana verdadeiramente dolce fare niente e muito JB para carregar baterias. Isso incluiu também dieta de internets, redes sociais, blogs e tudo o que se relaciona com os citados. De vez em quando acho que é bom e tal como eu tinha prometido foi um fim de semana com algum «desapego» - todo o que consegui!
A novidade do JB é que adorou salmão!

Hoje é dia da Terra. Na fonte preciosa de informação de nome Google encontrei a origem:
«Todos os anos, a 22 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.
Origem da data
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.

Assim, todos os anos, no dia 22 de Abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.»

A Quercus hoje enumerou os 7 pecados ambientais de Portugal - é importante estas coisas serem denunciadas ou no mínimo não caírem no esquecimento. Importante também termos consciência delas e sermos activos com as soluções para um planeta - o nosso - que «grita» por ajuda.

Há um ditado dos índios americanos que diz: “Não herdamos a. Terra dos nossos antepassados; pedimo-la emprestada aos nossos filhos”... a reflexão do dia de hoje é então: estou eu a ser parte do problema ou parte da solução?
O que podemos fazer no nosso dia a dia para passarmos para a equipa que ajuda?
Como exemplo e porque há coisas tão simples que se podem fazer, aqui ficam sugestões:

- Poupar Água! - cada vez a água potável é mais escassa... cada vez somos mais a consumi-la... fechar torneiras, tomar banhos mais rápidos, lavar os dentes sem a água correr continuamente,... Importante manter a qualidade da mesma - usar detergentes e outros produtos biodegradáveis por exemplo. Sabiam que uma pilha (a dos brinquedos das crianças por exemplo) polui cerca de 3000L de água? É dos piores inimigos das águas subterrâneas. Optar por pilhas recarregáveis e reciclar as pilhas que o não são é um pequeno grande gesto.
- Poupar Ar! - sem ar de qualidade não vivemos e o planeta também não! Andar mais de bicicleta e a pé para não poluirmos tanto com os carros, plantar árvores, não usar aerossois, não fumar (ou fumar menos)...
- Gerar menos resíduos! - sabem quem faz mais lixo no mundo? Exatamente! As famílias! Não há industria que faça tanto lixo como as famílias! Sempre atual a politica dos 3R´s Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
- Poupar Energia! - Entre a escassez, o preço, os conflitos gerados por causa desta necessidade... acho que é mais do que razão para pouparmos energia alegremente! Lâmpadas de baixo consumo, menos ar condicionado, carregadores quando não estão em uso fora das tomadas, electrodomésticos de baixo consumo, ...
- ...
- Educar os nossos Filhos a cuidar da Terra e dos seus recursos com o nosso exemplo acho que é um compromisso nobre e necessário se os amamos... afinal de contas é nela que eles viverão o resto da Vida deles!




Para segui-nos no facebook: Oh So Huggable




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares